“A Gestalt Terapia origina-se como uma teoria da percepção, que inclui as relações entre a forma e objeto” (Frederick Perls).

"O todo é diferente da soma das partes...”
 

O conceito “figura e fundo” permite  a  organização de sua capacidade de entendimento;   são necessidades  distintas  que,  para bem viver,  nos dão a liberdade de estabelecer prioridades cognitivas.  Poder aplicar nossos conceitos de razão e emoção  é  expressar  sentimentos de amor,  ódio,  medo,  alegria,  tristeza  etc. ,  nas tomadas de decisões e caminhos a serem seguidos.

 

O individuo pode e deve  recorrer  ao seu potencial    para lançar as mudanças que deseja  e julga  ideais para sua vida.   O aqui e agora  proporciona-lhe o   reencontro  com a coragem para  enfrentar  seus   obstáculos  e   aprender a conviver tanto com suas derrotas  como   vitórias.


O   ser não é estático;   a dinâmica da vida lhe permite reverter o jogo sempre que necessário, levando a   mudanças  e  adaptações.  As soluções são validas a partir do momento em que  aprende  a  se  conhecer,   identificar-se  com  seus desejos e objetivos,  se redescobrir e até começar de novo, se preciso...


É a psicologia da forma em ação.